Adélia Maria Woellner assina painel com sua frase, na Travessa da Lapa| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba/Maurilio Cheli

Curitiba recebeu nesta quarta-feira (29) o primeiro painel do projeto Poesia em Cores. Um muro na Travessa da Lapa, entre as ruas Marechal Deodoro e José Loureiro, no Centro de Curitiba, recebeu a frase da poetisa curitibana Adélia Maria Woellner: "No espaço da noite, projeto o meu ser: cavalgo cometas e me transformo em caçador de estrelas". Por ali passa o biarticulado Santa Cândida-Capão Raso, uma das linhas de ônibus mais movimentadas da cidade.

CARREGANDO :)

O projeto é uma iniciativa da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) patrocinada pela Tintas Coral. A prefeitura apoiou o que o prefeito Gustavo Fruet considerou um "movimento de pertencimento e de acolhimento da cidade", segundo relatou ao site oficial do município.

Além de Adélia, que é madrinha do projeto, cederam os direitos de sua obra as escritoras Vera Cordeiro e Malu Prado. "Outros poetas podem liberar, também, e nós faremos os painéis", explica Deisi Margarete Momm Fonseca, coordenadora do projeto Poesia em Cores. O objetivo da ação é "disseminar a cultura, torna-la mais acessível à população, e ocupar o espaço público de uma maneira construtiva, não apenas ‘despichando’, mas também trazendo vida", resume.

Publicidade

O próximo painel será feito na Rua Pedro Ivo, entre a Travessa da Lapa e a Rua Barão do Rio Branco. Depois, será a vez do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Califórnia, no Santa Cândida, e da Escola Municipal Professor Newton Borges dos Reis, no Tatuquara.

A pintura é feita por jovens voluntários e pela equipe da ACGB, que é uma Oscip mantida com doações de condomínios que faz ações "para o bem-estar da vida urbana", como o despiche e o cuidado com canteiros e jardins. Os adolescentes são pessoas envolvidas com a arte e a "grafitagem", que são parceiros em diversos projetos da entidade, segundo Deisi.