A Promotoria de Justiça de Toledo, no Oeste do Paraná, informou nesta sexta-feira (18) que ingressou uma ação civil pública, com pedido de liminar, a fim de obter a exoneração de parentes de autoridades ligadas ao poder executivo. Na câmara, uma proposta visa legitimar o nepotismo.
A Promotoria pede ao Judiciário que também determine ao Executivo a não contratação futura, para cargos em comissão, de pessoas que ostentem a condição de cônjuge, companheiro ou que tenha parentesco (consangüinidade, afinidade ou civil) de até terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A ação tramita na 2ª Vara Cível da comarca.
Segundo informações do município, dez pessoas que têm parentesco com agentes políticos municipais ocupam cargos em comissão na prefeitura.
O projeto de lei que regulamenta a contratação de parentes será votado na segunda-feira (21) pela Câmara de Toledo. No projeto, de autoria do prefeito João Carlos Schiavinato, prevê uma quota de até 5% para a contratação de parentes na prefeitura.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião