O governador Orlando Pessuti (PMDB) anunciou, nesta segunda-feira (28), a intenção de criar novos batalhões e companhias da Polícia Militar (PM) no Paraná. A proposta integra um projeto de reestruturação da polícia que deve ser enviado à Assembleia Legislativa (AL) ainda esta semana.
Está prevista a criação da Companhia Independente de Irati, Arapongas e Ivaiporã; a criação de Batalhões em Francisco Beltrão, Guarapuava, Umuarama, Apucarana e região metropolitana de Curitiba; além da transformação da Companhia de Polícia de Choque em Batalhão
Também será criado um Batalhão de Eventos na capital, que deve atuar em grandes acontecimentos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Na área de policiamento preventivo, deverá ser criado um grupamento aéreo para ampliar o quadro já existente.
A proposta inclui também a interiorização dos comandos regionais, afirmou o coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, comandante-geral da PM, segundo a Agência Estadual de Notícias (AENotícias), órgão oficial do governo do estado. Eles serão implantados em Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel, além da capital e região.