O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanecerá apenas cinco horas em Curitiba, mas terá tempo suficiente para deixar a cidade, hoje à noite, com um relato dos anseios dos paranaenses para os próximos dez anos. Lula vem à capital para participar da cerimônia de encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná, na qual vai receber uma cópia do documento elaborado por lideranças paranaenses que participaram das oito etapas regionais do evento. Iniciativa da Rede Paranaense de Comunicação (RPC)/ Gazeta do Povo em parceria com 11 instituições, o fórum reuniu, desde julho, 5.070 representantes empresariais, sociais e políticos para debater idéias para o desenvolvimento do estado.
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o governador Roberto Requião, que já confirmaram presença, também receberão uma cópia do relatório. Foi o ministro quem convenceu o presidente Lula a aceitar o convite dos organizadores e participar do encerramento do fórum. "Descrevi para o presidente a mobilização da sociedade e a grande participação dos municípios", conta Bernardo. A cerimônia será acompanhada por aproximadamente 2 mil pessoas, na sala Poty do Estação Embratel Convention Center.
O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), não participará do encerramento. De acordo com a assessoria da prefeitura, Richa está viajando por países da Europa e deve voltar amanhã. O vice-prefeito Luciano Ducci (PSB), que já confirmou presença, vai representar Richa.
A cerimônia de hoje encerra um processo iniciado no dia 7 de julho, quando foi realizada a primeira etapa do fórum, em Ponta Grossa. No total, foram oito encontros regionais nas principais cidades do estado (ver quadro ao lado), nos quais foram discutidos os problemas e as principais virtudes do estado. O objetivo do evento foi ouvir a sociedade para se traçar um plano estratégico integrado para o desenvolvimento do Paraná.
A partir das discussões entre as lideranças, foi elaborado um documento final, que será entregue também para os prefeitos das 399 cidades paranaenses. Esse relatório identifica as ações prioritárias estabelecidas pelos participantes do fórum que devem ser implementadas para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental. "Foi uma iniciativa com capacidade de aproximar as lideranças políticas, empresariais, comunitárias, científicas e de todos os outros segmentos, na elaboração de uma grande proposta para o futuro do nosso estado", disse o prefeito de Londrina, Nedson Micheleti. O prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, concorda. "A principal contribuição do fórum foi podermos sentar à mesa, livres de qualquer cor partidária para discutir um projeto comum de integração."
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora