• Carregando...

Estudos

O projeto básico do metrô levantará a viabilidade do que já foi previsto em estudos preliminares de técnicos da Companhia Brasileira de Trens Urbano (CBTU), do Ippuc e da Urbs. Os estudos preliminares foram iniciados em 2005, levando em conta a necessidade de aumentar a capacidade dos eixos Norte e Sul da Rede Integrada de Transportes (RIT), os mais carregados do sistema.

Os estudos indicaram a necessidade de uma linha de metrô com 22 quilômetros de extensão, do terminal Santa Cândida (Norte) ao CIC (Sul) e 22 estações de embarque e desembarque, considerando um crescimento de 20% no número de passageiros nestes eixos, que atendem atualmente 416.931 pessoas por dia.

As propostas de habilitação para elaboração do projeto básico do trecho Norte–Sul (Santa Cândida–CIC) do trem metropolitano (metrô) de Curitiba serão abertas na quinta-feira (6), às 15 horas, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

As empresas habilitadas terão suas propostas técnicas avaliadas. Nesta fase, será analisada a Capacitação Técnica da Empresa e dos profissionais que irão desenvolver o projeto. A terceira fase da licitação será a análise da Proposta de Preços.

A empresa de engenharia que vencer a concorrência terá 220 dias para concluir o projeto. O valor global limite para elaboração do projeto é de R$ 2,087 milhões. Podem participar empresas nacionais e estrangeiras - com sede no Brasil -, individualmente ou em consórcio.

Ainda sobre o transporte coletivo, a prefeitura lançou na segunda-feira (4) o edital de licitação para a reforma de 17 terminais de ônibus da capital. O investimento é de R$ 8,46 milhões. As obras serão divididas em oito lotes. Os envelopes serão abertos em pregões presenciais nos dias 17, 19, 20 e 21 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]