Estudos

O projeto básico do metrô levantará a viabilidade do que já foi previsto em estudos preliminares de técnicos da Companhia Brasileira de Trens Urbano (CBTU), do Ippuc e da Urbs. Os estudos preliminares foram iniciados em 2005, levando em conta a necessidade de aumentar a capacidade dos eixos Norte e Sul da Rede Integrada de Transportes (RIT), os mais carregados do sistema.

Os estudos indicaram a necessidade de uma linha de metrô com 22 quilômetros de extensão, do terminal Santa Cândida (Norte) ao CIC (Sul) e 22 estações de embarque e desembarque, considerando um crescimento de 20% no número de passageiros nestes eixos, que atendem atualmente 416.931 pessoas por dia.

CARREGANDO :)

As propostas de habilitação para elaboração do projeto básico do trecho Norte–Sul (Santa Cândida–CIC) do trem metropolitano (metrô) de Curitiba serão abertas na quinta-feira (6), às 15 horas, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Publicidade

As empresas habilitadas terão suas propostas técnicas avaliadas. Nesta fase, será analisada a Capacitação Técnica da Empresa e dos profissionais que irão desenvolver o projeto. A terceira fase da licitação será a análise da Proposta de Preços.

A empresa de engenharia que vencer a concorrência terá 220 dias para concluir o projeto. O valor global limite para elaboração do projeto é de R$ 2,087 milhões. Podem participar empresas nacionais e estrangeiras - com sede no Brasil -, individualmente ou em consórcio.

Ainda sobre o transporte coletivo, a prefeitura lançou na segunda-feira (4) o edital de licitação para a reforma de 17 terminais de ônibus da capital. O investimento é de R$ 8,46 milhões. As obras serão divididas em oito lotes. Os envelopes serão abertos em pregões presenciais nos dias 17, 19, 20 e 21 de setembro.