Cerca de 300 pessoas iniciaram, por volta das 19 horas desta quinta-feira (15), uma manifestação em frente ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. A via chegou a ficar totalmente bloqueada. Segundo a Polícia Militar (PM), o protesto terminou por volta das 20h45.

CARREGANDO :)

Pneus foram queimados na parte da estrada que segue sentido a Pinhais, na região metropolitana, segundo a Polícia Militar (PM). Por causa do horário de intenso movimento, formou-se um grande congestionamento.

O protesto foi organizado por moradores da Vila Joanita, que fica nas proximidades da Avenida. Segundo um dos organizadores do ato, Renato de Almeida Freitas Júnior, os moradores cobravam saneamento básico, asfalto e regularização dos terrenos da vila por parte da prefeitura de Curitiba.

Publicidade

A vila tem cerca de mil moradores que vivem em situação irregular. De acordo com Júnior, há mais de dez anos as famílias estão tentando negociar a regularização das moradias, mas não obtém retorno da prefeitura, que já teria, inclusive, entrado com uma ação judicial para despejar alguns moradores do local. Outras seis famílias já teriam recebido ordem de despejo e deixado a vila.

Outro lado

A Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que parte do terreno onde as 270 famílias da vila estão morando pertence a um grupo de empresários. Uma reunião foi realizada em 2010 para que estes empresários vendessem o terreno à prefeitura, mas não houve negociação.

No entanto, 120 famílias vivem em área que pertence ao município, mas esse espaço é área de preservação ambiental e, por isso, mesmo com regularização, essas famílias teriam de ser retiradas do local.

Uma reunião entre os moradores e a regional responsável pela região da vila deve ser realizada na próxima semana para um possível acordo.

Publicidade