Pilotos, estudantes de aviação e mecânicos marcaram um novo protesto contra o fechamento do escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Curitiba. O ato deve ocorrer na tarde desta quarta-feira (2), no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. De acordo com a Anac, o fechamento desse escritório de Curitiba e das unidades do Recife (PE) e de Porto Alegre (RS) faz parte do processo de reestruturação do órgão.
A alegação dos manifestantes é de que terão de se deslocar para São Paulo ou Rio de Janeiro para fazer os exames nos escritórios de aviação civil da Anac dessas cidades. Este é o segundo protesto organizado pelo grupo, que já reuniu 300 pessoas em frente ao escritório da Anac, em Curitiba, na última semana.
Serviços
A assessoria de imprensa da Anac afirmou que os serviços oferecidos pelo escritório de Curitiba poderão ser solicitados pela internet. "O atendimento das necessidades de nossos usuários por meio eletrônico será realizado via portal da Anac, inclusive solicitações de licenças e habilitações, o que padroniza exigências e agiliza (o atendimento)", explicou a Anac, por meio de nota oficial.
O órgão informou ainda que os usuários não terão necessidade de viajar para outros estados para fazer provas. Uma banca itinerante fará os exames nas cidades onde os postos e escritórios da Anac serão fechados.
Os escritórios e postos da Anac de Curitiba, Porto Alegre e Recife deixarão de atender o público em um prazo entre 30 e 60 dias. O prazo para finalizar os procedimentos internos é de 180 dias.
Tombo na popularidade coloca Lula em risco e governo tenta reagir com mais populismo
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Bolsonaro passa Lula e Michelle desponta em nova pesquisa para 2026
Departamento de Musk revela recurso do Tesouro que dificulta rastreio de trilhões do orçamento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora