Professores municipais de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, fecharam parte da Estrada da Ribeira durante a tarde desta quinta-feira (26). Estimativa do sindicato da categoria é de que pelo menos mil pessoas, entre professores, educadores e simpatizantes, tenham participado da caminhada, que saiu do Terminal Alto Maracanã até a sede da subprefeitura, no Colombo Park Shopping.
VÍDEO: veja como foi a manifestação
Toda a ação teve início por volta das 14 horas e durou cerca de uma hora. A manifestação foi pacífica e acompanhada pela Polícia Militar. Um lado da pista foi liberado durante o protesto, o que evitou congestionamentos na região.
No fim da caminhada, cerca de 300 grevistas entraram na sede da subprefeitura e permaneceram no local, em silêncio e com roupas pretas, por 30 minutos. "Foi um protesto silencioso pelo descaso com a educação", diz o presidente do sindicato, Claudinei Duarte de Lima.
Nesta sexta, os professores pretendem fazer uma passeata na Rodovia da Uva a partir das 14 horas. A intenção é encerrar a caminhada no pátio da prefeitura, onde deve ser uma realizada uma assembleia.
No quarto dia de greve, o sindicato estima que 80% das escolas do município estejam fechadas. De acordo com Lima, a paralisação continua até que a prefeitura entregue uma proposta por escrito, o que até agora não teria sido feito. A prefeitura do município reitera que está aberta a negociações com os grevistas e que programou reajuste salarial para a categoria para janeiro do ano que vem.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora