Cerca de 400 pessoas promoveram um protesto e bloquearam o Contorno Sul de Curitiba (BR-376, altura do km 597), perto da Vila Sabará, em Curitiba, na manhã dessa quarta-feira (18). A pista permaneceu interditada nos dois sentidos por uma barreira de pneus queimados das 9 às 11 horas. O ato era parte da programação do Dia Nacional de Lutas, organizado pelo Movimento Popular por Moradia (MPM) e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), ambos integrantes da Frente de Resistência Urbana.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio provocou filas de cerca de quatro quilômetros sentido Ponta Grossa e de pelo menos oito quilômetros sentido São Paulo.
Entre as reivindicações dos manifestantes estava o lançamento da terceira fase do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, cujo diferencial é a destinação de moradia para famílias cuja renda seja de até três salários mínimos e empreendimentos localizados em regiões mais centrais.
Em Curitiba, a pauta local incluía ainda a aprovação do projeto de empreendimento habitacional para a ocupação Nova Primavera no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida Entidades – modalidade na qual as moradias são destinadas às famílias organizadas em cooperativas habitacionais ou associações. A ocupação existe desde 2012.
De acordo com Paulo Berzoti, do Movimento Popular por Moradia (MPM), o ato programado para encerrar às 11 horas foi pacífico. A PRF, a Polícia Militar (PM) e os Bombeiros acompanharam o movimento.