Cerca de 400 pessoas promoveram um protesto e bloquearam o Contorno Sul de Curitiba (BR-376, altura do km 597), perto da Vila Sabará, em Curitiba, na manhã dessa quarta-feira (18). A pista permaneceu interditada nos dois sentidos por uma barreira de pneus queimados das 9 às 11 horas. O ato era parte da programação do Dia Nacional de Lutas, organizado pelo Movimento Popular por Moradia (MPM) e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), ambos integrantes da Frente de Resistência Urbana.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio provocou filas de cerca de quatro quilômetros sentido Ponta Grossa e de pelo menos oito quilômetros sentido São Paulo.
No Dia Nacional de Lutas, MTST promete bloquear vias em ao menos 13 estados
Dentre as reivindicações na pauta estão a exigência do lançamento imediato da terceira parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal
Leia a matéria completaEntre as reivindicações dos manifestantes estava o lançamento da terceira fase do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, cujo diferencial é a destinação de moradia para famílias cuja renda seja de até três salários mínimos e empreendimentos localizados em regiões mais centrais.
Em Curitiba, a pauta local incluía ainda a aprovação do projeto de empreendimento habitacional para a ocupação Nova Primavera no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida Entidades – modalidade na qual as moradias são destinadas às famílias organizadas em cooperativas habitacionais ou associações. A ocupação existe desde 2012.
De acordo com Paulo Berzoti, do Movimento Popular por Moradia (MPM), o ato programado para encerrar às 11 horas foi pacífico. A PRF, a Polícia Militar (PM) e os Bombeiros acompanharam o movimento.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora