Mais de 500 ciclistas participaram na noite desta terça-feira (6) de uma manifestação, realizada no Centro de Curitiba, pedindo segurança e políticas públicas adequadas para a bicicleta. Os manifestantes se encontraram no pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), às 19 horas, e seguiram pelas ruas da cidade, sem um trajeto específico.
>>> Assista ao vídeo e veja como foi o protesto
O ato, que foi realizado simultaneamente em mais de 30 cidades de todo o país, foi em homenagem a cinco ciclistas que morreram atropelados na última sexta-feira (2) em São Paulo, Brasília, Pará, Pernambuco e Santa Catarina.
O encontro de Curitiba também prestou solidariedade a dois ciclistas paranaenses mortos recentemente: Edimar Nascimento, 24 anos, atropelado por um biarticulado no dia 20 de janeiro, nas proximidades do viaduto da Linha Verde, no bairro Pinheirinho, e Demétrius Kirach, 41 anos, atropelado por um caminhão na BR-277, na altura do quilômetro 65, em São José dos Pinhais, no dia 9 de fevereiro.
Os ciclistas, organizados com faixas, cartazes e entoando em coro frases como "Menos carro, mais bicicleta", foram convocados pela Internet a participar do ato. Na página do evento no Facebook, mais de 590 pessoas estavam confirmadas.
Vida e Cidadania | 2:33
Ciclistas se reuniram em Curitiba para uma bicicletada extraordinária. O grupo protestou pela morte de cinco ciclistas brasileiros em apenas um dia, na semana passada, e circulou pela cidade de bicicleta pedindo mais segurança no trânsito.
Confira imagens da Bicicletada em Curitiba:
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora