Questão de vestibular relaciona Bolsonaro com neofascismo| Foto: Reprodução
Ouça este conteúdo

A prova do vestibular de medicina da Universidade Positivo, realizada neste domingo (16), apresentou uma questão em que relaciona o presidente Jair Bolsonaro (PL) com “neofascismo, cristofascismo e o fundamentalismo”. A questão de ciências humanas apresentava quatro alternativas em que o estudante deveria marcar verdadeiro ou falso.

CARREGANDO :)

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram 

“O Bolsonarismo é um fenômeno que mescla populismo, com variantes modernas de fascismo, como o neofascismo, cristofascismo, e o fundamentalismo”, dizia a alternativa da questão, que seria verdadeira, segundo o gabarito.

Publicidade

A prova do vestibular de medicina é elaborada, aplicada e processada pela AIETEC-Instituto CONSULTEC de Educação. Em nota*, a empresa afirmou que a questão será anulada para não prejudicar os candidatos. “Assumindo que houve impropriedade na abordagem da questão, e preservando a necessidade de primar pela qualidade da seleção de candidatos, com justiça e isonomia, a AIETEC vem a público para informar que a referida questão figurará no gabarito definitivo: como anulada, assegurando a equidade da concorrência dos participantes".

Ainda, ressaltou que a empresa "lamenta que a percepção sobre o item elaborado tenha gerado incômodo, o que não foi de forma qualquer intencional".

A Universidade Positivo, em comunicado**, destacou “os valores de pluralidade, independência político partidária e religiosa” da instituição e reiterou que a questão será anulada.

*Nota do Instituto CONSULTEC de Educação

A  AIETEC-Instituto CONSULTEC de Educação, grupo de empresas com 30 anos de atuação no mercado nacional de Seleção de Pessoas, responsável pela elaboração, aplicação e processamento das provas da Universidade Positivo, aplicadas em 16/10/22, prima por tratar seus instrumentos de medidas, as provas, com requintes técnicos e de qualidade, podendo medir as competências essenciais dos candidatos inscritos no Processo Seletivo.

Publicidade

Para a elaboração de Provas por Área de Conhecimento, a AIETEC monta matrizes, definindo dentre outros critérios a adequação ao tempo/atualidade, bem como de acordo com a disciplina, promove a utilização de conteúdos vinculados à área de saúde.É postura da AIETEC não aplicar, nas questões discursivas ou objetivas, cobranças que oportunizem posicionamentos que gerem polêmica, causando distanciamento do objetivo principal – a seleção dos melhores.

A referida questão, 38, que está inserida na Prova de Ciências Humanas, buscou retratar a oportunidade de verificar conceitos e habilidades estabelecidas no Edital do Certame para a Prova de Ciências Humanas, entretanto, no referido processo seletivo, aplicou as cobranças dos fenômenos políticos ao longo do tempo à situações que aludem a posicionamento político na atualidade.

Assumindo que houve impropriedade na abordagem da questão, e preservando a necessidade de primar pela qualidade da seleção de candidatos, com justiça e isonomia, a AIETEC vem a público para informar que a referida questão figurará no GABARITO DEFINITIVO: como anulada, assegurando a equidade da concorrência dos participantes. Ressalte-se que a AIETEC, como Organizadora de Concursos, e na sua função educacional e técnica, lamenta que a percepção sobre o item elaborado tenha gerado incômodo, o que não foi de forma qualquer intencional.

Entendendo ter sido prestado o esclarecimento necessário sobre esse tema, desejamos aos candidatos de Medicina, da honrada Universidade Positivo, boa sorte!

**Nota oficial da Universidade Positivo 

Publicidade

A Universidade Positivo, reafirmando seu compromisso com a educação paranaense de qualidade, com os valores de pluralidade, independência político partidária e religiosa, esclarece que a elaboração, aplicação, correção e processamento das provas do vestibular da Universidade Positivo, foram realizados pela empresa Rede AIETEC-Instituto CONSULTEC de Educação, prestadora do serviço de vestibular e concursos públicos e privados em todo mercado nacional. Após ciência dos questionamentos de candidatos sobre a questão 38 do vestibular, foram solicitadas informações à Rede AIETEC-Instituto CONSULTEC de Educação, bem como a anulação de tal questão, o que já foi atendido e será levado em consideração no processamento das notas, evitando qualquer prejuízo aos candidatos. A Universidade Positivo segue à disposição, para quaisquer esclarecimentos adicionais.