Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saep

Prova estadual avalia 250 mil estudantes

Exame foi aplicado em 
2,1 mil escolas estaduais | Marcos Borges/ Gazeta do Povo
Exame foi aplicado em 2,1 mil escolas estaduais (Foto: Marcos Borges/ Gazeta do Povo)

Em todo o estado 250 mil es­­tudantes fizeram ontem as provas da primeira edição do Sistema de Avaliação da Edu­­cação Básica do Paraná (Saep), criado pela Secretaria de Es­­­­tado da Educação (Seed) para pautar melhorias do ensino fun­­damental. Foram 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática, aplicadas a estudantes do 9.º ano do ensi­­no fundamental e do 3.º ano do médio. As provas deste ano, pro­­duzidas pela Universidade Fe­­deral de Juiz de Fora, e as duas previstas para o ano que vem custaram R$ 8 milhões, financiados pelo Banco Mun­­dial.

O Saep é uma avaliação semelhante à Prova Brasil, que é aplicada pelo Ministério da Educação a estudantes do final dos ciclos do ensino fundamental. Além do fato de o Saep não incluir o 5.º ano do fundamental, como acontece na Prova Brasil, a principal diferença entre a avaliação estadual e a federal está nos resultados. Pelo novo exame, será possível perceber as dificuldades e os avanços de cada aluno, já que a partir do ano que vem o exame será aplicado em março e novembro para os mesmos estudantes.

Além disso, enquanto a pro­­­va nacional acaba funcionando como ranking de escolas, o secretário de estado da Educação, Flávio Arns, explica que o Saep não terá os resultados divulgados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.