A primeira fase do vestibular 2014/2015 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ocorreu no último domingo, exigiu uma leitura atenta e conhecimento amplo dos candidatos, segundo os professores do Colégio Marista Santa Maria e do curso Dom Bosco, que corrigiram e comentaram as provas a pedido da Gazeta do Povo. O gabarito provisório foi divulgado no site do Núcleo de Concursos da UFPR por volta das 21 horas do domingo, duas horas após o término da prova.
Segundo os professores, a primeira fase foi coerente com o conteúdo tradicionalmente cobrado no ensino médio e trouxe temas já esperados. Em História, por exemplo, a Primeira Guerra Mundial que completou 100 anos do seu início em 2014 e a ditadura militar no Brasil ganharam espaço entre as perguntas.
Para o professor de Matemática Neusarth Moraes, do Dom Bosco, esta foi a melhor prova da disciplina na UFPR nos últimos quatro anos. Entre as questões mais difíceis, segundo ele, estava a número 57, que envolvia probabilidade. "A gente sabe que os alunos têm certa dificuldade com análise combinatória e probabilidade, então tinha que ter muito cuidado com essa questão."
Na prova de Língua Espanhola, o conhecimento do vocabulário foi decisivo, de acordo com Omar Prado, responsável pela disciplina no Dom Bosco. Em Química, o professor João Gustavo sentiu falta de temas como ligação química e eletroquímica.
A prova de Língua Portuguesa, por sua vez, privilegiou candidatos com conhecimento amplo das obras obrigatórias, segundo o professor Noslen Borges, do Colégio Marista Santa Maria, como aconteceu em uma das perguntas sobre o livro Fogo Morto, de José Lins do Rego. "Teve uma questão onde aparecem personagens que não são tão importantes dentro da obra, exatamente para pegar aquele aluno que não leu", explica. Borges avaliou que a prova estava um pouco mais fácil do que no ano passado.
Até as 17h30 de hoje, os candidatos podem apresentar questionamentos quanto ao gabarito provisório pelo site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br). O gabarito definitivo da primeira fase deve ser divulgado até 24 de novembro, data limite para divulgar o resultado.