Alguns dos principais integrantes do PSB em Curitiba resolveram sair do partido. Desde 1.º de agosto o grupo vem tentando negociar com o diretório nacional uma participação maior no diretório estadual, mas não teve o pedido atendido. Segundo reportagem da Gazeta do Povo, a estimativa é que 500 pessoas peçam desfiliação.

CARREGANDO :)

Entre os integrantes do levante estão o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, o presidente do diretório municipal, Michele Caputo, três vereadores mais três secretários municipais e dois administradores regionais da prefeitura. Ainda não decidiram para que partido migrar, mas devem se dividir entre o PSDB, PDT e, possivelmente, o PFL.

O grupo ligado ao diretório municipal ficou insatisfeito com a composição da chapa apresentada no congresso estadual do partido, no final de julho. Montada pelo presidente regional, Severino Araújo, a chapa tinha um nome representando o diretório municipal, Luciano Ducci, que condicionou a permanência do seu nome a participação de um terço do diretório formado por nomes indicados pelo diretório curitibano.

Publicidade

A questão foi parar no diretório nacional, que mandou um representante a Curitiba para tentar uma solução. O prazo inicial para um acordo, determinado pelo grupo curitibano, era 12 de agosto, mas com o início das negociações, resolveram esperar. No último fim de semana chegaram a conclusão de que não haveria acordo. "Queríamos ver o partido forte em todo o estado, assim como em Curitiba. Mas infelizmente não foi esse o entendimento do diretório estadual e nacional, que querem manter um partido cartorial", disse Ducci.

A entrega oficial dos pedidos de desfiliação, ao Tribunal Regional Eleitoral, deve ser feita na próxima semana.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo