Brasília O advogado de Geraldo Alckmin, Eduardo Alckmin, disse ontem que vai analisar o conteúdo da entrevista dada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para verificar se ocorreu uso da máquina pública na campanha petista pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "É complicado. Vamos estudar isso", afirmou o advogado, em referência ao fato de Mantega ter convocado uma entrevista coletiva na portaria do Ministério da Fazenda para criticar propostas de Geraldo Alckmin (PSDB) e elogiar as do candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Especialistas em direito eleitoral afirmaram que, se ficar comprovado o uso da máquina administrativa pela campanha petista, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode punir os responsáveis. As penas vão desde a aplicação de multa até a cassação do registro da candidatura de Lula.
Mantega disse que as propostas econômicas do programa de governo do tucano são desencontradas. "Uma hora eu vejo que ele (Alckmin) vai fazer um ajuste fiscal rígido. Aí, eu me pergunto: ele vai cortar o quê? Os programas sociais?"