Brasília (Folhapress) O deputado Alberto Goldman (PSDB-SP) ingressou com uma denúncia por crime de responsabilidade na Mesa Diretora da Câmara contra o ministro Antônio Palocci (Fazenda) por crime de responsabilidade. Essa denúncia equivale a um pedido de abertura de investigações na Câmara sobre possíveis crimes cometidos pelo ministro.
Para que a denúncia tenha seqüência é preciso ser acatada pelo presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). Se ele aprovar o pedido, será criada uma comissão especial da Câmara para analisar as denúncias contra Palocci. No documento, Goldman alega que o ministro mentiu ao divulgar uma nota oficial confirmando o depoimento prestado no CPI dos Bingos, em que nega ter visitado a casa montada no Lago Sul de Brasília por ex-assessores seus da prefeitura de Ribeirão Preto (SP).
Goldman também responsabiliza diretamente Palocci pela quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa na Caixa Econômica Federal.
"A divulgação dos dados bancários de Francenildo a partir de extrato de conta poupança da Caixa foi ilícita, por desrespeitar as garantias constitucionais da inviolabilidade à intimidade e do sigilo de dados", disse Goldman. Caso a Câmara venha a criar uma comissão especial para analisar a denúncia, ela deverá aprovar um parecer sobre o caso, imputando ou não responsabilidade ao ministro.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora