O PSDB vai esperar apenas até o próximo dia 19 a definição do senador Osmar Dias (PDT) sobre sua candidatura ao governo do Paraná. Se isso não ocorrer, os tucanos lançarão o deputado federal Gustavo Fruet ao Palácio Iguaçu.

CARREGANDO :)

Essa decisão – tomada no domingo à tarde, durante reunião da alta cúpula do PSDB no estado – será apresentada nesta segunda, em reunião dos partidos de oposição a Roberto Requião (PMDB), que discutem a tese de candidatura única para impedir a reeleição do governador. Além de PSDB e PDT, a frente em estudo é composta por PFL, PP, PSB e partidos menores.

A reunião dos tucanos foi realizada no escritório político do senador Alvaro Dias, em Curitiba. Além do senador, participaram o presidente estadual do partido, Valdir Rossoni; o secretário, Édson Gradia; o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão; e o prefeito de Curitiba, Beto Richa.

Publicidade

Segundo o senador, o objetivo principal do encontro foi "acabar com intrigas, afinar o discurso e estabelecer um clima de unidade" entre as principais lideranças do maior partido de oposição no estado. Ele afirmou que a prioridade é "buscar uma solução" para a candidatura ao governo e só depois discutir quem será o candidato tucano ao Senado – Alvaro e Hermas disputam a indicação. O cenário ideal para o PSDB seria a aceitação de Osmar, o que acomodaria as disputas internas do tucanato.

"Estamos trabalhando há dois anos por essa candidatura e torcemos para que ela aconteça. Mas, se isso não ocorrer, manteremos a unidade da oposição em torno de uma candidatura anti-Requião", disse Rossoni. Uma ala do PSDB – na qual se inclui o próprio Hermas Brandão – chegou a defender uma aliança com o governador.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

Veja também
  • PSDB dá prazo de uma semana para Osmar Dias