Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vacinação

PSOL vai à Justiça contra prefeito de Blumenau por decreto que desobriga vacinação

Vacina Covid
Ação do PSOL questiona decreto de prefeito afirmando que as decisões de âmbito nacional não podem ser contestadas por legislações municipais. (Foto: Nathalia Aguilar/EFE)

Ouça este conteúdo

O diretório estadual do PSOL em Santa Catarina entrou com uma ação na Justiça para suspender um decreto do prefeito de Blumenau (SC), Mario Hildebrandt (Podemos), que dispensa a obrigatoriedade da vacinação de crianças contra a Covid-19.

A imunização foi imposta pelo governo no final do ano passado em uma nota técnica do Ministério da Saúde ao Calendário Nacional de Vacinação, fazendo com que a vacina seja obrigatória às crianças com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O entendimento de Hildebrandt é de que a “vacina segue opcional, conforme recomendação do Ministério da Saúde”.

De acordo com o texto da ação a que a Gazeta do Povo teve acesso, o decreto do prefeito é “materialmente inconstitucional” por supostamente violar a Constituição, e que “padece de constitucionalidade formal, posto que violou a divisão constitucional de competências”.

“No que diz respeito à saúde, especificamente, o Supremo Tribunal Federal reafirmou a competência concorrente e suplementar dos Municípios para legislarem sobre proteção e defesa da saúde. Contudo, o próprio Supremo adverte que essa competência suplementar se refere aos assuntos de interesse local e não pode colidir com as normas federais e muito menos servirem como mecanismo de restrição ou violação do direito à saúde”, escreveu o partido na ação.

Neste final de semana, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), compartilhou nas redes sociais um vídeo da advogada Rosane Magaly Martins, que assina a ação do PSOL e que defende a obrigatoriedade da vacinação. Ela afirmou que “o pai e a mãe não podem fazer o que quiserem com seus filhos”.

A parlamentar rebateu e afirmou que “socialismo e liberdade são como óleo e água, não se misturam. Socialismo combina com tirania, arrogância e hipocrisia. Antes que perguntem, já temos Projeto de lei com o deputado Paulo Bilynskyj para proibir essa obrigatoriedade”.

Além da cidade de Blumenau, a prefeita de Itapema (SC), Nilza Simas (PSD), também rebateu a ação do PSOL e afirmou que o partido deveria abordar questões mais amplas como educação, financiamento e qualidade do ensino.

“Também sugiro a essa advogada do PSOL [...] que ela entre com um mandado de segurança fazendo com que o governo federal mantenha o salário-educação, que baixou R$ 2,5 milhões neste ano. Também outra sugestão: que mantenha as escolas cívico-militares, no qual trouxe disciplina, amor à Pátria, respeito ao próximo, à família e aos professores”, entre outros.

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a vacina conta a Covid-19 deve ser aplicada em crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.