Maceió Não vai ser exatamente como Heloísa Helena tinha imaginado pois as chuvas torrenciais dos últimos dias tornaram ainda mais caótica a trilha até Quilombo dos Palmares , mas a festa da convenção do PSol para referendar seu nome como candidata à Presidência vai acontecer hoje do mesmo jeito, sob um toldo gigante (40 metros por 40) que os correligionários da senadora montaram ao pé da Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL). Inspirada na história do negro Zumbi que há 300 anos comandou batalha pela liberdade e até a morte resistiu contra a opressão branca, Heloísa sugeriu Palmares como local da convenção a fim de resgatar a história do guerreiro e por saber que sua missão é também difícil.
"Reconheço que a tarefa é muito complicada", desabafou a senadora, referindo-se à campanha rumo ao Palácio do Planalto, para a qual dispõe de um caixa minguado, em torno de R$ 5 mil. "É como nascer um Davi por dia nos nossos corações para enfrentar tantos gigantes do dinheiro fácil e do dinheiro público roubado."
Seus inimigos, ela diz, "são duas gigantescas estruturas de poder, o PT e o PSDB". Mas, como Zumbi, essa alagoana de Pão de Açúcar, de 44 anos, que foi enfermeira e professora, não se dobra ao desafio. "Somos todos sobreviventes e vamos iniciar essa batalha prestando uma homenagem a todas as mulheres e homens que conseguem lutar para tornar realidade os sonhos, uma homenagem a todos que se entregam às causas mais nobres."
Dança afro
Os 101 convencionais da legenda que ela fundou em 2004 começaram a chegar ontem a União dos Palmares para onde Heloísa vai se deslocar na manhã de hoje, provavelmente integrando uma caravana de 15 ônibus que partirá de Maceió, distante 80 quilômetros.
Os sete deputados federais que formam a infantaria do PSol entre eles Babá (RJ) e Luciana Genro (RS), que, como ela, foram expulsos do PT vão à cerimônia.
Antes de seu pronunciamento, grupos afros recepcionarão a senadora e lembrarão a história de Zumbi. Ela não esmoreceu nem quando foi informada da impossibilidade de chegar ao ponto da serra que abrigou o coração do maior quilombo de escravos rebeldes do Brasil, no século 17. "Toda a área próxima à Serra da Barriga era parte da estrutura de Zumbi. No alto ficava a trincheira de onde ele via os movimentos da repressão."
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora