Curitiba O coordenador-geral da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deputado federal Ricardo Berzoini (SP), negou ontem a existência de uma cartilha de orientação de conduta para o petista durante o período eleitoral. O suposto material divulgado no fim de semana na imprensa serviria para evitar erros e deslizes que possam ser usados pelos opositores. De acordo com a cartilha (leia quadro ao lado), Lula participaria de poucos atos públicos. A nota assinada por Berzoini e divulgada ontem afirma que as orientações não correspondem com diretrizes de campanha.
Caso a cartilha seja colocada em prática, ela pode atrapalhar a candidatura do senador Flávio Arns ao governo do estado. Pelas supostas regras, Lula não deve participar de atos públicos. "Tomei conhecimento da suposta cartilha pela imprensa. O presidente Lula tem habilidade para expressar suas opiniões e dialogar com a população. Alguns dos itens colocados atrapalhariam isso. Claro que se puder associar a imagem do presidente à minha campanha vai ajudar muito", reagiu Arns.
Outra recomendação da cartilha que afetaria os políticos paranaenses, caso seja cumprida, é a que indica que o presidente Lula deverá evitar viagens para estados com divergências entre aliados. Segundo o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que irá assumir a coordenação da campanha do PT no Paraná a partir de agosto, Lula virá ao Paraná, mas não no início da campanha.
As regras, para o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), devem atrapalhar as candidaturas majoritárias nos estados. "Os candidatos proporcionais não terão problemas, mas a campanha ficará insossa", afirmou Veneri.
A vitória no primeiro turno é tida no PT, como essencial para que Lula consolide seu capital político. Assim iniciaria o segundo mandato com maior margem de governabilidade e um menos pressão da oposição.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora