Mesmo com a nova acusação de espionar adversários pesando sobre Renan Calheiros (PMDB-AL), o convertido Aloízio Mercadante (SP) ainda é voz isolada entre os petistas na pregação pública contra o presidente do Senado. Embora existam na bancada pelo menos outros quatro favoráveis ao afastamento, eles evitam se manifestar (com exceção de Eduardo Suplicy, ainda assim mais discreto do que Mercadante). O vice-presidente Tião Viana (AC) é a encarnação do dilema do partido: embora nos bastidores defenda que Renan deixe o cargo, prefere não se expor, já que herdaria a cadeira. Enquanto o PT permanecer majoritariamente adepto da "disciplina partidária" de boas relações com o PMDB, pautada por Ideli Salvatti (SC), Renan mantém as chances de se segurar.
***
Ufa! Hoje, enquanto colegas farão ato contra Renan, Tião Viana estará em agenda com o ministro da Educação, Fernando Haddad, no Acre. Cansei De Wellington Salgado (PMDB-MG), mais vistoso membro da tropa de choque de Renan, sobre a acusação de espionagem: "Acredito na presunção da inocência, mas, se aconteceu, é lastimável". E sobre a base de apoio ao presidente do Senado: "Já estou sem forças. Se o PT não se porta como governo, não posso brigar sem exército". Brevê Chiquinho Escórcio, o assessor que teria coletado informações para constranger adversários de Renan, foi visto dias atrás no plenário descrevendo ao telefone avião supostamente comprado por Marconi Perillo (PSDB-GO). Bombril 1 Escórcio tem mil e uma utilidades. Dias antes do julgamento de Renan, foi até Mão Santa (PMDB-PI) para pedir "compreensão", já que o senador foi cassado em 2001 por crime eleitoral. Bombril 2 Escórcio percorreu várias cidades do Maranhão logo após estourarem as denúncias contra o governador Jackson Lago (PDT), adversário do clã Sarney, na Operação Navalha. Tentava convencer pessoas a testemunharem contra o governador. Inquisição Kátia Abreu (DEM-TO) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) seriam os próximos oposicionistas do Senado ameaçados com dossiês. Focos de incêndio E, para colocar ainda mais lenha na fogueira do Senado, Valter Pereira (PMDB-MS), artífice da rebelião dos "franciscanos" e depois vetado para o cargo de relator da CPI das ONGs, promete sair atirando em discurso hoje na tribuna.
Som local O senador Mário Couto (PSDB), rival da governadora Ana Júlia (PT), foi à tribuna vociferar contra a contratação de músicos cubanos, por R$ 126 mil, para feira cultural no Pará: "Chame a banda Calypso", sugeriu. Veja bem O governador Paulo Hartung nega ter orientado a bancada capixaba a votar contra a CPMF por "ciúme" da boa relação entre Lula e seu colega de PMDB Sérgio Cabral. "Para nós é fundamental que o governo federal invista no Rio. Qualquer problema lá rebate aqui, e o Rio é uma vitrine do Brasil", diz. Rédea solta De acordo com o rodízio de ministros do Supremo no TSE, estarão no tribunal eleitoral, em 2010, Joaquim Barbosa (como presidente), Eros Grau (até agosto, quando completará 70 anos) e Ricardo Lewandowski. Os três ministros votaram contra a fidelidade partidária. Caso sério Para o tesoureiro petista, Paulo Ferreira, o fato de diretores de estatais aparecerem no topo da lista de maiores doadores da sigla no ano passado é "natural". "São pessoas que morrem de amor pelo PT", explica. Outro lado Assessores do prefeito de Jundiaí, Ary Fossen, divergem de dirigentes do PSDB paulista sobre sua situação eleitoral. Apresentam pesquisa de maio em que ele recebeu 45% de ótimo/bom.
TIROTEIO
* Do líder do DEM na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), sobre o fato de diretores de estatais encabeçarem a lista de doadores da sigla em 2006:
Petistas são estrategicamente colocados nos cargos de alto escalão para transformar o dinheiro público em recurso privado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião