São Paulo Em nota divulgada ontem, o secretário-geral da Executiva Nacional do PTB, deputado estadual Campos Machado (SP), afirmou que não existe a hipótese de o deputado cassado Roberto Jefferson (RJ) deixar a direção do partido.
Reportagem publicada pela "Folha de S.Paulo" diz que o Palácio do Planalto articula para tirar Jefferson do comando do PTB e conseguir, assim, a entrada do partido no "governo de coalizão" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Machado, cabe ao presidente Lula governar e conduzir o Brasil e aos petebistas, zelar e dirigir um dos "mais tradicionais e históricos partidos do país".
"Aceitar a interferência de terceiros, ou de oportunistas de plantão, em assuntos internos do PTB, é fato que depõe contra a nossa tradição e contra a nossa história."
"O PTB realizou, no último dia 6 de outubro, em Brasília, Convenção Nacional, na qual, democraticamente, foi eleita a nova Executiva Nacional, tendo à frente Roberto Jefferson, convenção esta que foi devidamente anotada e registrada no Tribunal Superior Eleitoral.
Assim, não há como se acreditar nas notícias, veiculadas, hoje (ontem), nos principais jornais do país, dando conta de que o governo federal trabalha para tirar Jefferson do comando do PTB, sob a alegação da participação do partido no governo de coalizão", diz a nota.