Postagem feita pela atriz Regina Duarte é classificada como “informação falsa”| Foto: Reprodução/ Instagram
Ouça este conteúdo

Uma publicação feita pela atriz Regina Duarte, no Instagram, foi classificada como “informação falsa”, de acordo com a checagem de verificadores de fatos independentes, nesta sexta-feira (4). Na postagem, a atriz chama o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, de “mentor do golpe”, em referência aos atos do dia 8 de janeiro.

CARREGANDO :)

A postagem feita na quinta-feira (3) é um vídeo que mostra Flávio Dino conversando de forma exaltada com o ministro da Defesa, José Múcio, no Palácio do Planalto depois do atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes. “Estou meio por fora da CPI do 8/1/23. (…) que desatino foi aquela invenção de resolver um grande equívoco de quebradeira do Patrimônio Público com narrativas de “golpe”? Os blackblocks encomendados pra simular o desatino já foram identificamos e presos”, escreveu a atriz.

A notificação de “informação falsa” na postagem da atriz tem como fonte o portal Aos Fatos - uma das agências parceiras do Supremo Tribunal Federal (STF) para "combater desinformação". O portal cita uma reportagem dizendo que a menção de que Dino seria “mentor do golpe” é falsa.

Publicidade

O tipo de checagem parece que vale somente para as publicações que acusam membros do governo federal, tendo em vista que publicações com acusações semelhantes aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro seguem circulando sem a mesma classificação.

A Meta - empresa responsável pelo Instagram - informou ao Poder 360, que a classificação de post falsos é feita por empresas de mídias integrantes do “programa global de verificação de fatos independente”, lançado em 2016. Ou seja, a agência de checagem é quem identifica um post supostamente falso e depois deixa um aviso na publicação.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]