O ponto chave para melhorar o sistema de transporte é aumentar a sua arrecadação. A lógica, no entanto, é perversa: quanto menos passageiros, menos dinheiro entra em caixa e menos é investido em melhorias, o que afasta ainda mais o usuário. Enquanto não se acha uma fórmula mágica para recuperar a sua atratividade, é possível pensar em receitas acessórias, como a publicidade, e até em subsídios.
Em Curitiba, um sistema de mídia embarcada (telas) para publicidade foi instalado em 153 ônibus. Em 11 meses de 2015, foram repassados R$ 570 mil ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC). O valor é baixo, mas considerando o tamanho da frota operante – são 1.368 ônibus – é de se imaginar que sua expansão pode trazer algum recurso extra ao sistema.
Outdoor ambulante
Outra proposta é a de publicidade nas laterais e janelas de ônibus da capital, que já foi aprovada em lei sancionada em junho deste ano pelo presidente da Câmara, Ailton Araújo, quando ele exercia o cargo de prefeito interino. Pela lei, as laterais e parte traseira podem ser outdoors ambulantes, vedada apenas a propaganda de cigarros, bebidas alcoólicas e de produtos que “atentem contra a moral e bons costumes”. O dinheiro arrecadado não iria para o FUC, mas seria gerido por uma câmara compensatória, formada pelas empresas e pela Urbs, e revertida integralmente para a redução da tarifa.
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