As três agências bancárias da Colônia Castrolanda, de imigrantes holandeses, nos Campos Gerais, foram alvo de assaltantes na madrugada deste domingo (25). A ação de uma quadrilha explodiu todos os caixas eletrônicos das únicas agências da Colônia. A força da explosão fez com paredes e partes dos equipamentos fossem arremessadas na rua.
Segundo a Polícia Civil, cerca de 10 homens armados com fuzis ameaçaram moradores que passavam pelo local com disparos. Ninguém ficou ferido. O bando fugiu com pouca quantidade em dinheiro, mas o valor não foi informado.
A polícia acionou a equipe do Esquadrão Antibombas de Curitiba para certificar de que não havia mais possibilidade de explosões, mas nenhum outro artefato foi localizado.
A ação do bando começou em outras cidades. Na PR-340, os bandidos renderam um caminhoneiro e usaram o veículo para bloquear o trecho que liga Castrolanda à cidade de Castro, na tentativa de impedir que a polícia chegasse ao local. Além disso, todos os motoristas que passavam pela rodovia foram impedidos de continuar viagem e tiveram que entregar aos assaltantes as chaves dos carros e os aparelhos celulares.
Conforme as informações apuradas pela polícia, o bando levou cerca de 15 minutos entre o bloqueio na rodovia, as explosões dos caixas eletrônicos e a fuga da quadrilha. Ainda segundo as investigações, o grupo usou a Estrada do Cerne como ponto de fuga. A polícia trabalha agora para descobrir quem são os responsáveis pela ação. Para isso, deve usar o banco de dados da Polícia Civil do Estado para identificar os autores.