A madrugada desta terça (7) foi agitada para os quase 30 mil habitantes de Ibaiti, cidade do Norte Pioneiro do Paraná, a 160km de Londrina. Uma quadrilha composta por dez assaltantes – número estimado – invadiu uma agência da Caixa Econômica Federal, arrombou o cofre e está foragida. Houve disparos, mas ninguém se feriu.
Durante a ação, a quadrilha trancou a saída do prédio do Batalhão de Polícia, impedindo que os policiais chegassem a tempo. “Trancaram a porta do Batalhão de Polícia. Houve tiro, os assaltantes deram alguns tiros de intimidação”, contou o delegado Pedro Dini. Eles usaram cinco veículos e estavam armados com fuzis e pistolas.
O grupo fechou a principal via do comércio local, a Rua Paraná, e estourou a porta da frente da agência. Em 20 minutos, eles arrebentaram a porta do cofre usando um maçarico e levaram três malotes com dinheiro.
A ação assustou os moradores, como a aposentada Jane Rodrigues. “Não tem mais segurança em lugar nenhum no Brasil”, reclamou. Nos últimos 30 dias esse foi o segundo assalto parecido na região. Em maio, uma quadrilha usou do mesmo método do método da ação da madrugada em Ribeirão do Pinhal, quando arrombaram caixas eletrônicos do Banco do Brasil.
A investigação está nas mãos da Polícia Federal de Londrina, uma vez que envolve um banco federal. A cidade agora tenta voltar à rotina normal. A região da agência já foi liberada, embora o banco tenha ficado fechado durante a terça. “Eu estou aqui há quase 6 anos. Em Ibaiti nunca vi nada parecido”, comentou o delegado Dini.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora