As 12 pessoas presas neste domingo (09) quando tentavam assaltar um banco em Matinhos, no Litoral do Paraná, pertenciam a uma quadrilha especializada em assaltos a bancos. Segundo o delegado José Tadeu, a polícia catarinense teria confirmado a informação.
O grupo, preso em flagrante, foi ouvido e permanece nas celas da cidade. Eles devem responder pelos crimes de tentativa de furto qualificado, homicídio qualificado, porte e disparo de arma de fogo e formação de quadrilha.
Além dos carros usados pelo grupo, foram apreendidas diversas ferramentas usadas para a abertura das paredes e do cofre do banco. Entre elas uma marreta, um maçarico, dois botijões de oxigênio e rolos de papel alumínio que foram usados para tampar os sensores de presença do banco.
Foram presos: Peterson Floriano Rocha, 25 anos; Heverton Vicente, 24; Adriano Nicolau Roncalio, 27; Daniel Cândido, 30; Jacson Luiz de Souza, 21; Márcio Phillipe da Silva, 28; Juniomar Berns, 24; Samuel de Paula, 23; Marcos Vinícius Sales da Rosa, 22; Marcelo da Silva, 23; Queise Michele Ferreira dos Santos, 26, e uma adolescente de 14 anos.
Assalto frustrado
Na sexta-feira (7) à noite, os ladrões alugaram uma casa que fica ao lado do banco e no domingo, perto das 12h, entraram na agência. O alarme disparou, mas com a ajuda de uma manta térmica, o grupo conseguiu proteger o sensor e continuar o trabalho.
O plano teria dado certo se a quadrilha não tivesse levantado a suspeita de um morador que já tinha avisado a polícia da movimentação estranha na casa. Os bandidos demoraram dois dias para fazer o buraco. A polícia disse que, no momento da prisão, eles já estavam arrombando o cofre.
Houve troca de tiros, os bandidos pularam o muro e foram parar numa casa. Um rapaz que tomava banho por pouco não foi atingido. Outros moradores contaram que foram confundidos com os bandidos.