O quadro "Enterro", do pintor Candido Portinari, foi devolvido para a direção do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda (PE), nesta quinta-feira (12). A obra, avaliada em R$ 1,5 milhão, havia sido furtada em julho.O quadro foi recuperado no Rio de Janeiro no dia 31 de julho e chegou ao Recife na madrugada desta quinta-feira, sob forte esquema de segurança. Dois rapazes suspeitos do crime foram presos e encaminhados ao Centro de Triagem de Abreu e Lima (PE).
O museu estava fechado desde o dia 14 de julho, quando a ausência do quadro foi notada. O local deve reabrir no dia 26 de agosto, mas a obra de Portinari tem previsão para voltar a ser exposto. O quadro vai passar primeiro por uma restauração.
Segundo a direção do museu, em setembro, um novo sistema de câmeras de segurança será instalado no museu.
Entenda o furto
O crime foi percebido no dia 14 de julho, mas a data do roubo não foi determinada.
A tela "Enterro" foi pintada em óleo sobre madeira em 1959. A obra, avaliada em R$ 1,5 milhão, faz parte da Série Azul do artista, integrada por outras quatro telas, todas do acervo do museu.
O quadro formava um conjunto de Portinari em uma das paredes. Ele ficava no alto. Os outros quatro quadros, aparentemente, nem foram tocados.
O prédio construído no século XVIII abriga o Museu de Arte Contemporânea (MAC) há 43 anos. O museu não possui circuito interno de televisão e sua segurança é feita por vigilantes.