• Carregando...
Com espaços inundados, pais de alunos são orientados a buscar os filhos em dias de chuva | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Com espaços inundados, pais de alunos são orientados a buscar os filhos em dias de chuva| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Manutenção

Prefeitura promete consertar calha da chuva

O coordenador de obras da Secretaria Municipal de Educação, Antônio Ulisses Carvalho, informou que o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do Conjunto Mercúrio receberá neste semestre manutenção para melhorar o escoamento de água. Segundo ele, serão colocadas dez caixas de passagem de água, sistemas de drenagem na frente e na lateral do Cmei.

A unidade fica abaixo do nível do trilho do trem. A localização não favorece o escoamento. Além disso, o telhado do Cmei tem o formato em "V". Galhos e folhas da árvore que está na frente da unidade acabam entupindo as calhas e sobrecarregando o sistema. De acordo com Carvalho, o telhado também deve ser revisto. A prefeitura afirma ter investido R$ 5 milhões em melhorias em Cmeis e escolas.

Alimentação

A assessoria de imprensa da prefeitura informa que estuda alternativas a terceirização da alimentação nos Cmeis, mas ainda não há nada de concreto. Além disso, a assessoria explica que não há como ter um quadro de merendeiras, como gostaria o Sismuc. Segundo o município, os problemas de alimentação são apenas pontuais e não é generalizado. Toda alimentação servida é acompanhada por nutricionistas e pelo conselho escolar.

Vagas

A prefeitura de Curitiba afirmou ainda que conseguiu a aprovação do governo federal para a construção de cinco novos Cmeis. Os cinco serão construídos nas regionais Pinheirinho (duas unidades), Bairro Novo, Portão e CIC (uma unidade em cada). A previsão é que sejam entregues no segundo semestre de 2014, abrindo 900 vagas para crianças de três meses a cinco anos, em período integral.

Nos dois primeiros dias da semana passada, pais de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do Conjunto Mercúrio, no bairro Cajuru, em Curitiba, receberam orientações para, se possível, buscarem seus filhos. Com a chuva forte, algumas das salas de aula alagaram. "Os professores são maravilhosos, mas a estrutura... Qualquer chuva inunda a sala da minha filha", conta uma mãe, que prefere não se identificar.

Mais cinco familiares reclamaram do mesmo problema. Avós e pais são chamados às pressas e, por vezes, orientados a nem levar as crianças à unidade. "Na segunda-feira passada a água chegou na canela. Além disso, sobe barata pelos ralos. As educadoras fazem o possível para ajudar", conta outra mãe.

Os problemas não param por aí. Uma educadora ouvida pela reportagem afirmou que há ainda o problema da comida nas unidades. "A alimentação é terceirizada. A qualidade é ruim, a aparência é feia. Onde eu trabalho, às vezes, a criança quer repetir e não pode", conta ela, que também não quis se identificar.

Na unidade em que ela trabalha, as paredes expõem as falhas. "O Cmei na Rua Chile foi reformado recentemente e já tem bastante problema de infiltração", diz.

Protesto

O Sindicato dos Servidores Públicos Mu­nicipais de Curitiba (Sismuc) também reclama da falta de estrutura e da falta de qualidade da comida servida nos Cmeis. "As reclamações não são localizadas. Está generalizada. Há bastante cobrança sobre essas questões. Quando não há condição de trabalho para os servidores, toda comunidade é atingida", afirma a secretária de Comunicação do Sismuc, Adriana Kalckmann. Na semana passada, vários educadores mobilizados pelo Sismuc realizaram um protesto em favor da melhoria das condições de trabalho.

Obras

O coordenador de obras da Secretaria Municipal de Educação, Antônio Ulisses Carvalho, afirmou que cada Cmei recebe recursos para realizar manutenção com autonomia. Quando é uma questão emergencial, o governo toma a frente. Um programa para revitalização dos Cmeis foi lançado. "É preciso ampliar a rede e fazer a manutenção", ressalta Carvalho. Ele lembra ainda que a prefeitura deve tentar aumentar o orçamento de reformas para o ano que vem. A secretaria tem realizado uma série de reuniões com as direções de todos os Cmeis para conhecer as demandas de cada unidade, segundo a assessoria de imprensa do município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]