A idade da frota influi diretamente na quantidade de poluição emitida. Nos últimos anos, a indústria automobilística se adequou às exigências ambientais. Um carro fabricado em 1986, por exemplo, emitia 54 gramas de gás carbônico por quilômetro rodado. Hoje, essa emissão diminuiu para 0,3 gramas. As informações foram repassadas pela coordenadora do curso de bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Elizabeth Weinhardt Scheffer. Ela ressalta que os fabricantes conseguiram reduzir em até 90% a emissão de poluentes.
"A qualidade do combustível e a tecnologia do motor são fatores importantes para o controle de emissão de poluentes. Com o uso, o desgaste de peças e componentes afeta as características de eficiência do motor, provocando índices mais elevados de emissão", completa. A coordenadora lembra também que a emissão de poluentes depende do tipo de motor e de combustível usado.
A adição de álcool à gasolina já foi um avanço. O Brasil, conforme Elizabeth, foi pioneiro ao adicionar compostos oxigenados, como o álcool, à gasolina, mas o gás natural veicular ou ainda os carros flex (abastecidos com álcool e gasolina) devem reduzir ainda mais os níveis de poluição provocada pelos automóveis.