A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná divulgou ontem o número de inscritos no seu vestibular 2006, que será realizado no próximo fim de semana. Os 12.780 candidatos disputarão 7.790 vagas em 54 cursos, oferecidos nos cinco câmpus da instituição Curitiba, São José dos Pinhais, Toledo, Maringá e Londrina.
A concorrência para cada carreira também foi divulgada ontem (veja quadro abaixo). O curso mais concorrido é o de Medicina, com 15,43 candidatos por vaga. Em segundo lugar vem Publicidade e Propaganda, com 4,22 concorrentes disputando cada lugar. Logo depois está Arquitetura e Urbanismo, onde cada vaga é disputada por 4,10 vestibulandos.
Em 38 cursos, a concorrência não chega a um vestibulando por vaga e, por conta do baixo número de inscritos, não haverá vestibular para os cursos de Teologia e Filosofia do câmpus de Londrina. "Quem se inscreveu pode realizar o concurso para a segunda opção ou pegar o dinheiro de volta", explica o presidente da comissão de vestibular, professor Elmo Brito.
A baixa concorrência, segundo Brito, se explicaria pelo fato de um outro processo seletivo para Londrina já ter sido realizado pela PUC em novembro. "Metade das vagas em muitos cursos já foram preenchidas. Além disso, a filosofia da instituição é suprir a necessidade da sociedade por meio da oferta de cursos, independentemente da procura", disse.
As provas ocorrem no sábado, apenas à tarde; no domingo, de manhã e à tarde, nos cinco câmpus da PUC. Brito pede atenção dos candidatos em relação ao horário de fechamento dos portões. "Por mais que façamos o alerta, alguém sempre chega atrasado", afirma. No sábado, as provas de História, Matemática e Biologia começam às 15 horas, mas os portões serão fechados às 14h50. No domingo pela manhã, serão aplicadas as questões de Geografia, Física e Química. O início das provas está marcado para as 9 horas, com portões fechados dez minutos antes. À tarde, os concorrentes poderão entrar até as 14h50 e terão três horas e meia para resolver questões de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira.
Os vestibulandos devem comperecer aos locais de prova apenas com a carteira de identidade, comprovante de inscrição e caneta esferográfica preta ou azul. O resultado do concurso deve ser divulgado na primeira semana de janeiro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião