Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) pela Atlas Intel mostrou que 47,3% dos brasileiros acreditam que o país “vive sob uma ditadura do judiciário”. A pesquisa ouviu 1.615 pessoas nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2024, mesmo período de repercussão da megaoperação da Polícia Federal (PF) autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.
Para 16,7% dos entrevistados, o país não vive uma ditadura do judiciário, mas muitos juízes “cometem abusos e ultrapassam suas atribuições”. Para outros 20,9%, “o judiciário está cumprindo o seu papel corretamente”.
No mesmo levantamento, 42,2% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente “está sendo perseguido injustamente. Outros 46,5% disseram acreditar que Bolsonaro “planejou um golpe de estado” como sugere a PF.
Em outro tópico, 41,3% disseram que não teriam apoiado o ex-presidente caso ele tivesse decretado estado de sítio no segundo turno das eleições de 2022 para tirar os poderes do STF.
Quando perguntados sobre uma possível prisão de Bolsonaro, 38,2% dos entrevistados disseram acreditar em uma prisão do ex-presidente. Para outros 36,4%, Bolsonaro não será preso.
Entre os entrevistados, 39,6% disseram apoiar ou simpatizar com Bolsonaro e 51,1% disseram não simpatizar com o presidente nem apoiá-lo.
Veja a pesquisa na íntegra.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora