• Carregando...

Dados oficiais indicam que entre novembro de 2008 e janeiro de 2009 a Amazônia perdeu 754 quilômetros quadrados de florestas, o equivalente a quase duas Curitiba – o município tem área total de 434,967 quilômetros quadrados. A devastação pode ter sido ainda maior por causa da alta cobertura de nuvens na região, dificultando a visualização dos satélites durante a medição.

As informações fazem parte do relatório do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Os resultados obtidos foram mais representativos para os estados de Mato Grosso e Pará.

Apesar da longa extensão, o quadro de devastação teve redução. Na comparação com o mesmo trimestre (novembro-janeiro) do período anterior (2007/2008), quando o Inpe registrou 2.527 quilômetros quadrados de desmatamento, houve queda de 70,2%. No entanto, esse período havia sido atípico, o que levou inclusive ao desencadeamento da Operação Arco de Fogo, da Polícia Federal e do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). (BMW)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]