Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral do Paraná

Quase tudo pronto para a temporada de verão

Obras no Calçadão de Matinhos: últimos ajustes para a temporada | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Obras no Calçadão de Matinhos: últimos ajustes para a temporada (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)

Já é grande a expectativa para a temporada de verão no litoral paranaense. O feriado de hoje inaugura a contagem regressiva para o verão, que começa no dia 21 de dezembro, e o acerto dos últimos detalhes para a estação.

Em Matinhos a prefeitura está realizando obras como consertos no calçadão e limpeza da orla, assim como nova sinalização nas ruas e pinturas de vias e pontos de acessibilidade. O centro da cidade está sendo revitalizado e o novo terminal rodoviário será inaugurado. A previsão da prefeitura é que todas essas obras estejam prontas até o início oficial da temporada.

Já em Guaratuba, há um projeto de revitalização de toda a orla do município, que deve começar ainda este ano, a obra terá um investimento de R$ 6 milhões e é um convênio da prefeitura com o governo do estado. A promessa é de que tudo fique pronto até 2014. "Uma etapa da obra já começa neste ano. O projeto vai estar concluído até o final do ano com as obras licitadas. A previsão é que tudo esteja pronto no o ano que vem", diz o secretário de governo e urbanismo, Carlos Carvalho.

Em Pontal do Paraná a prefeitura está trabalhando para realizar melhorias para a alta temporada na área de infraestrutura e de lazer. De acordo com o secretário de Desenvolvimento do município, Wolnei Moroz, a prefeitura está focando o trabalho de limpeza nos balneários além de intensificar a coleta de lixo para evitar problemas de acúmulo de resíduos nas ruas como nos anos anteriores. "A coleta está bem programada para a temporada. No final do ano é o governo estadual quem assume a coleta, mas neste ano a prefeitura vai ser parceira e vai colaborar nesse serviço", explica. Segundo ele, os calçadões dos balneários de Praia de Leste, Santa Terezinha e de Ipanema receberão lixeiras e bancos novos a partir do começo de dezembro e as atividades de lazer serão intensas. Já a urbanização da orla, que compreende 23 km de extensão, só deve começar em abril, após o fim da temporada.

Comércio

Restaurantes, pousadas e hotéis das cidades praianas também fazem ajustes finais para receber os veranistas. De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), Adauto Mendes Luders, a expectativa é de um crescimento de 15% no faturamento dessa temporada. "Alguns fatores contribuem para isso, como o deslocamento para Santa Catarina anda complicado, os veranistas optam por ficar aqui no nosso litoral", afirma.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.