• Carregando...
Obras no Calçadão de Matinhos: últimos ajustes para a temporada | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Obras no Calçadão de Matinhos: últimos ajustes para a temporada| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Gastronomia

Quem passa pelo Litoral do Paraná precisa aproveitar as delícias gastronômicas do estado. Uma visita a Morretes pode render uma bela refeição, com pratos de barreado e frutos do mar. De quebra, o turista ainda tem a vista para o Rio Nhundiaquara e pode aproveitar as ruas calmas da cidade para uma boa caminhada. No Centro Histórico, até domingo é possível acompanhar a IX Festa das Flores e Plantas Ornamentais, que estarão expostas e poderão ser compradas, além de feira de artesanato.

Festa do Rocio

A 200ª edição da Festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, realizada em Paranaguá, começa amanhã e vai até o dia 17. A organização tem a expectativa de receber 550 mil visitantes ao longo das duas semanas do evento. Neste ano, a novidade é a indulgência plenária: os fiéis que participarem de missas, novenas e confissões receberão o perdão de todos os pecados, já que a festa está em ano jubilar. No domingo, a programação começa às 8h30, com uma missa. A primeira procissão está marcada para as 9 h e durante a tarde será realizada uma procissão ciclística. Mais informações pelo site www.santuariodorocio.com.

Caminhada e cachoeiras

Em Guaratuba, há uma série de passeios que podem surpreender os visitantes. Um deles é o Salto Parati, que fica ao fundo da baía de Guaratuba, ao pé da Serra do Mar. O melhor jeito de chegar até o salto é por mar e passeios para a região são realizados o ano todo. Para chegar até o local, são pelos menos 25 minutos de barco mais uma caminhada de 40 minutos, que escondem até um Sambaqui – depósito de conchas, restos de cozinha e esqueletos acumulados por tribos indígenas. Mais informações pelo site da Prefeitura de Guaratuba.

Já é grande a expectativa para a temporada de verão no litoral paranaense. O feriado de hoje inaugura a contagem regressiva para o verão, que começa no dia 21 de dezembro, e o acerto dos últimos detalhes para a estação.

Em Matinhos a prefeitura está realizando obras como consertos no calçadão e limpeza da orla, assim como nova sinalização nas ruas e pinturas de vias e pontos de acessibilidade. O centro da cidade está sendo revitalizado e o novo terminal rodoviário será inaugurado. A previsão da prefeitura é que todas essas obras estejam prontas até o início oficial da temporada.

Já em Guaratuba, há um projeto de revitalização de toda a orla do município, que deve começar ainda este ano, a obra terá um investimento de R$ 6 milhões e é um convênio da prefeitura com o governo do estado. A promessa é de que tudo fique pronto até 2014. "Uma etapa da obra já começa neste ano. O projeto vai estar concluído até o final do ano com as obras licitadas. A previsão é que tudo esteja pronto no o ano que vem", diz o secretário de governo e urbanismo, Carlos Carvalho.

Em Pontal do Paraná a prefeitura está trabalhando para realizar melhorias para a alta temporada na área de infraestrutura e de lazer. De acordo com o secretário de Desenvolvimento do município, Wolnei Moroz, a prefeitura está focando o trabalho de limpeza nos balneários além de intensificar a coleta de lixo para evitar problemas de acúmulo de resíduos nas ruas como nos anos anteriores. "A coleta está bem programada para a temporada. No final do ano é o governo estadual quem assume a coleta, mas neste ano a prefeitura vai ser parceira e vai colaborar nesse serviço", explica. Segundo ele, os calçadões dos balneários de Praia de Leste, Santa Terezinha e de Ipanema receberão lixeiras e bancos novos a partir do começo de dezembro e as atividades de lazer serão intensas. Já a urbanização da orla, que compreende 23 km de extensão, só deve começar em abril, após o fim da temporada.

Comércio

Restaurantes, pousadas e hotéis das cidades praianas também fazem ajustes finais para receber os veranistas. De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), Adauto Mendes Luders, a expectativa é de um crescimento de 15% no faturamento dessa temporada. "Alguns fatores contribuem para isso, como o deslocamento para Santa Catarina anda complicado, os veranistas optam por ficar aqui no nosso litoral", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]