Quatro detentos fugiram da carceragem da 51ª. Delegacia Regional de Polícia Civil de Cianorte, Noroeste do estado, por volta das 3h30 desta terça-feira (11). De acordo com superintendente Wilson Henrique, os presos retiraram o vaso sanitário de uma das celas e fizeram um buraco de aproximadamente dois metros de extensão, seguindo os canos.
Eles saíram direto no pátio da delegacia, pularam o muro e fugiram. Segundo Henrique, havia um investigador de plantão no dia, mas ele trabalhava na parte da frente da delegacia e não viu o que aconteceu.
O superintendente conta que os policiais conseguiram barrar quatro tentativas de fuga só essa semana. "Percebemos que eles estavam serrando as grandes e fazendo buracos nas lajes. Fazíamos inspeção todos os dias, mas eles são muito rápidos, fizeram o buraco em poucas horas", diz. Henrique conta que já aconteceram mais de 20 tentativas de fuga em seis meses na carceragem.
Entre os fugitivos está Elton Luis Lima de Moraes, acusado de ter assassinado e roubado um dentista em Cruzeiro do Oeste no final de setembro, que morreu após ser atingido por um tiro na cabeça. "Elton estava preso há um mês e desde que entrou na carceragem tentou fugir quatro vezes", afirma. Os outros três cumpriam penas por crimes mais leves, como furto e roubo.
A carceragem de Cianorte é mais uma entre outras no Paraná que sofrem com o problema de superlotação. De acordo com Henrique, antes da fuga haviam 126 detentos, mas a capacidade é para 44 pessoas.
A Polícia Civil está procurando os foragidos. Para o superintendente, o final de ano é a época que mais acontecem tentativas de fugas. "Eles querem sair devido às festas de final de ano", opina.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião