Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pandemia

Quatro novos casos da gripe A H1N1 são confirmados em Curitiba

Mais quatro casos da gripe A H1N1 foram confirmados em Curitiba nessa quarta-feira (24). Dois foram informados pela Secretaria Municipal de Saúde e dois pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo são seis casos da nova gripe na cidade. As novas situações informadas pelo município são de duas mulheres que tiveram contato com a primeira paciente curitibana que contraiu a doença na Argentina e que teve o caso confirmado na sexta-feira (19). Uma é amiga e a outra teve contato no ambiente de trabalho.

Esses são os dois primeiros casos de pessoas que contraíram a doença dentro do próprio estado, ao contrário dos demais que pegaram a gripe A H1N1 na Argentina e no Paraguai. Existem outros cinco casos suspeitos de pessoas que tiveram contato com a primeira paciente diagnosticada, todos já fizeram exames laboratoriais e aguardam os resultados.

Já a Sesa informou que o terceiro caso de gripe suína na capital paranaense foi de um homem que teve a situação diagnosticada no Japão, mas teria contraído a doença no Paraná. E o quarto caso confirmado em Curitiba nessa quarta-feira foi de uma mulher que pegou a doença na Argentina.

Novo em Foz

Foz do Iguaçu confirmou o seu segundo caso da doença nesta quarta-feira (24), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do município. Trata-se da namorada do rapaz que pegou a doença na Argentina e teve o caso confirmado na semana passada.

Suspensão de aulas

A Sesa e a Secretaria de Estado da Educação suspenderam as aulas de uma escola da cidade de Coronel Domingos Soares, na região Oeste do Paraná, até segunda-feira (29). A medida preventiva ocorreu porque duas pessoas próximas a um dos casos confirmados da gripe A H1N1, tinham contato com alunos e pessoas que trabalhavam da escola.

Paraná

Até o momento seis casos da doença foram confirmados em Curitiba, outros dois são de Foz; um da região de Toledo e outro da região de Pato Branco. O Paraná já tem dez casos da nova gripe.

De acordo com a Sesa, existem 17 novos casos suspeitos no estado: oito em Curitiba, três em Londrina, três em Toledo, um em Ponta Grossa, um em Apucarana e um em Cascavel. Nenhum novo caso monitorado foi informado. No total já são dez casos confirmados, 26 suspeitos, oito em monitoramento e 96 descartados.

Na terça-feira (23) a Sesa havia confirmado dois casos: o da região de Toledo e o da região de Pato Branco. O primeiro caso citado foi de uma mulher que também retornou de viagem da Argentina, no dia 10 de junho. A outra situação foi de um homem (da região de Pato Branco), que retornou do Paraguai, no dia 12 de junho. As pessoas próximas dos pacientes que tiveram casos diagnosticados estão sendo monitoradas.

A recomendação da Sesa é para que todas as pessoas que retornaram de viagens ao exterior, ou tiveram contato com pessoas que viajaram, e tiverem sintomas como febre, tosse e dor no corpo - no prazo de dez dias – procurem um posto de saúde e comuniquem sobre o caso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.