Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
sistema prisional

Quatro presos fogem do Complexo de Pedrinhas, em São Luís

Quatro detentos fugiram do Presídio São Luís II, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), por volta das 15 horas deste domingo (22).

Em nota, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária afirma que outros cinco detentos tentaram fugir, mas foram impedidos pela segurança do presídio, que notou a movimentação e reagiu com disparos.

A grade da cela onde estavam os nove presos foi serrada. Os quatro que conseguiram fugir já foram identificados pela direção do presídio: João Herbert Cunha Cantanhede, Júlio Cesar Silva Pereira, Reginaldo Cardoso da Silva e Railson Araújo Sousa.

Ainda segundo a secretaria, as polícias Civil e Militar começaram as buscas logo após a fuga, inicialmente pela área da mata que cerca o presídio. Um grupo tático aéreo também foi acionado.

Crise

O Complexo Penitenciário de Pedrinhas é palco de diversas rebeliões, decapitações de presos e tentativas de fuga desde 2013. Ao todo, 79 mortes de detentos foram registradas nos dois anos.

A violência no sistema prisional gerou uma crise de segurança na gestão da então governadora Roseana Sarney (PMDB), que deixou o cargo no fim de 2014 e antecedeu o atual governador, Flávio Dino (PC do B), e críticas de organizações internacionais.

Logo após ter sido eleito, Dino disse em entrevista à Folha de S.Paulo que iria tentar resolver os problemas das prisões no Maranhão recuperando a autoridade sobre o sistema penitenciário, hoje comandado por duas facções criminosas, e implantando novas estruturas físicas para descentralizar a execução penal de São Luís.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.