Quatro homens de Joinville (SC) foram presos em Curitiba na noite de sábado (31) ao arrombarem caixas eletrônicos no bairro Seminário. Eles foram detidos em flagrante no momento em que já haviam retirado grande quantidade de dinheiro de uma agência do Banco Santander, localizada na Avenida Sete de Setembro. Eles usavam maçarico para arrombar os caixas.
Foram presos Anderson Henrique Júlio da Rosa, 27 anos, Caio Sharleston da Silva, 23, Bruno Dolcan, 25, e Fernando Ribeiro, 24. A polícia recebeu informações de que a quadrilha agiria naquela noite na região central da cidade, segundo o delegado-chefe do Cope, Luiz Alberto Cartaxo Moura. "Deslocamos equipes para pontos estratégicos do centro e dos bairros próximos e conseguimos localizar o grupo", explica.
Dois dos envolvidos estavam na agência bancária para realizar a retirada do dinheiro e os outros dois davam cobertura aos demais de dentro de um veículo que ficou estacionado próximo ao local do crime. Nenhum dos quatro estava armado, segundo Cartaxo. "Esses bandidos geralmente agem sem armas para arrombar caixas eletrônicos. Quem fica armado é quem dá a cobertura, mas desta vez os dois que estavam no carro também estavam desarmados."
De acordo com o delegado, o grupo é de Santa Catarina e vinha para Curitiba para praticar os crimes. A polícia suspeita que eles tenham participação em outros crimes envolvendo caixas eletrônicos na cidade. "É bem provável que haja ligação deles com uma tentativa de arrombamento de caixa que ocorreu na mesma noite", diz Cartaxo.
O grupo, segundo o delegado, teria braços no interior de São Paulo. A Polícia ainda procura por quadrilhas no Paraná que possam ter relação com estes quatro presos. Todos foram autuados por furto qualificado e associação criminosa. Um deles já havia sido preso por tráfico de drogas.