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A Triunfo Participações (TPI) venceu a disputa pelo sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto, em leilão de concessão de rodovias do Estado de São Paulo realizado nesta quarta-feira (29), com uma proposta de R$ 0,048560 por quilômetro. A proposta vencedora representa um deságio de 54,99% sobre o teto estipulado pelo governo paulista, de R$ 0,107910 por quilômetro em pista dupla.

A companhia será responsável pela administração dos 142 km das rodovias, sem vicinais. A empresa terá de pagar uma outorga de R$ 594 milhões no prazo de 18 meses, sendo 20% no ato da assinatura do contrato. A Triunfo também será responsável por investir R$ 903 milhões durante os 30 anos da concessão.

Para o sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto concorreram seis grupos. A segunda melhor proposta foi da EcoRodovias (R$ 0,058899), seguida por BR Vias (R$ 0,077393), Invepar (R$ 0,079734), CCR (R$ 0,095824) e Cibe (R$ 0,096040). O deságio da proposta da Triunfo em relação à tarifa atual das estradas de São Paulo é de 59,65%.

Raposo Tavares

O consórcio formado pela Invepar e pela construtora OAS venceu a disputa pela rodovia Raposo Tavares, com uma proposta de pedágio para pista dupla de R$ 0,090525 por quilômetro, o que representa um deságio de 16,11%. A outra proposta, da Triunfo Participações, foi de R$ 0,102515 por km.

O vencedor será responsável pelos 444 quilômetros da rodovia Raposo Tavares, mais 389,8 km de estradas vicinais e precisará pagar outorga de R$ 634 milhões no prazo de 18 meses, sendo 20% na assinatura do contrato. A rodovia exigirá também investimentos de R$ 1,803 bilhão durante os 30 anos da concessão.

O vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, afirmou nesta quarta que o deságio apresentado pelo consórcio Invepar OAS para a Rodovia Raposo Tavares superou as expectativas do governo. "Esperava que o valor fosse até menor que o apresentado. Considero uma grande vitória."

Ele disse ainda que o potencial dessa rodovia é bastante diferente do trecho oeste do Rodoanel, leiloado em março, e que teve deságio de mais de 60%. Goldman também se disse satisfeito com a relação entre o deságio proposto para a Raposo Tavares e as tarifas praticadas atualmente no Estado de São Paulo. O valor proposto pelo consórcio vencedor é 24,78% menor que os R$ 0,120347 cobrados por quilômetro em pista dupla atualmente. "Esse primeiro resultado mostra a confiança do empresariado no governo de São Paulo."

Questionado se o governo chegou a pensar em adiar o leilão em razão da crise financeira, Goldman reiterou que, apesar das turbulências, acreditava que o leilão teria resultados positivos.

Marechal Rondon Leste

O consórcio Brasinfra (Cibe, portuguesa Ascendi e construtora Leão Leão) venceu a disputa pelo trecho Leste da Rodovia Marechal Rondon, com uma proposta de R$ 0,093774 por quilômetro, um deságio de 13,09% sobre o teto estipulado pelo governo do Estado. O grupo será responsável pela administração dos 415 km da rodovia, além de 201,8 km de vicinais.

A empresa terá de pagar uma outorga de R$ 517 milhões no prazo de 18 meses, sendo 20% no ato da assinatura do contrato. O Brasinfra também será responsável por investir R$ 1,612 bilhão durante os 30 anos da concessão. Para o trecho leste da Marechal Rondon concorreram apenas dois grupos. A proposta da concorrente, a BR Vias, foi de R$ 0,104371. O deságio da proposta do Brasinfra em relação à tarifa atual das estradas de São Paulo é de 22,08%.

Marechal Rondon Oeste

O consórcio BR Vias venceu a disputa pelo trecho Oeste da Rodovia Marechal Rondon com uma proposta de R$ 0,064099 por quilômetro, um deságio de 40,59%. O deságio da proposta da BR Vias em relação à tarifa atual do pedágio na rodovia paulista é de 46,73%.

O grupo será responsável pela administração dos 417 quilômetros da rodovia, além de 243,8 km de estradas vicinais. A empresa terá de pagar uma outorga de R$ 411 milhões no prazo de 18 meses, sendo 20% no ato da assinatura do contrato. A BR Vias também será responsável por investir R$ 1,312 bilhão durante os 30 anos da concessão.

Para o trecho Oeste da Marechal Rondon concorreram sete grupos. Além da BR Vias, apresentaram propostas o consórcio Invepar e construtora OAS, consórcio Cibe, Ascendi e Leão Leão, consórcio AutoRondon, Triunfo Participações (TPI), Odebrecht e Cegems. A segunda melhor proposta foi da Triunfo (R$ 0,064746 por quilômetro).

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