Quatro novas Unidades Paraná Seguro (UPS) foram instaladas na manhã desta terça-feira na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). As unidades ficarão nas vilas Sabará, Caiuá, Nossa Senhora da Luz e Verde.
Cerca de mil policiais militares, entre a manhã e a tarde, e 300 policiais civis e guardas municipais fazem parte da operação. Os policiais ocuparam o bairro por volta das 6h20 desta manhã. Parte deste efetivo continuará nas vilas por tempo indeterminado.
Ao longo desta terça-feira, não será cumprido nenhum mandado de prisão ou de busca e apreensão na CIC. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, o dia será apenas de ocupação. "Hoje [terça-feira] é um dia de presença ostensiva, não vamos fazer abordagem de veículos até por causa da chuva, porque pode gerar um acidente de trânsito", afirmou.
Nos próximos dias, os policiais trabalharão em turnos e vão se dividir de acordo com o nível de criminalidade de cada vila, fazendo abordagem de carros suspeitos, na busca de veículos furtados e roubados, e busca por criminosos procurados. "Esperamos o mesmo resultado que temos tido nas demais UPS, com redução drástica de criminalidade, se não a eliminação total de crimes, e uma aproximação com a comunidade", disse o comandante.
A escolha pelo CIC foi feita em virtude da extensão do bairro e da alta taxa de criminalidade. Dos homicídios registrados em Curitiba, 17% acontecem na região, segundo Bondaruk. A Cidade Industrial conta com 240 mil moradores, o que corresponde a 9% de toda a população da capital.
O processo de instalação da UPS começou há sete meses com o apoio do serviço de inteligência da polícia civil. Nesse período, 37 pessoas foram presas e 63 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no CIC.
A instalação da UPS no CIC ocorre cerca de dois meses após a implantação da segunda unidade pacificadora no bairro Parolin, no dia 3 de maio, e quatro meses após a inauguração da primeira, em 1.º de março, no bairro Uberaba.
O secretário estadual de segurança pública, Reinaldo de Almeida Cesar, disse que ao todo dez UPS devem ser instaladas em Curitiba. Para os próximos anos, o projeto deve se estender para a região metropolitana e para o interior do estado.
Na RMC, as próximas cidades devem ser São José dos Pinhais, Colombo, Araucária e Fazenda Rio Grande, em razão do índice de criminalidade nessas regiões, segundo o secretário.
Almeida Cesar declarou, ainda, que o projeto das UPS precisa do apoio do governo municipal. "Como não é um projeto só de polícia opressiva, ele precisa do apoio da Prefeitura de Curitiba", disse.
Batalhão
O 23º Batalhão deve ser instalado do CIC entre julho e agosto, de acordo com Roberson Bondaruk. O prédio atualmente passa por reformas. O endereço ainda não foi divulgado, pois a região está sendo preparada com levantamentos do serviço de inteligência da polícia na busca por criminosos.
Cerca de 500 policiais farão parte da sede e a instalação está sob o comando do tenente-coronel Sérgio Luiz de Souza. O bairro será o único a ter um batalhão exclusivo.
Ocupação na CICVoltar
Vida e Cidadania | 7:16
As vilas Sabará, Nossa Senhora da Luz, Caiuá e Vila Verde foram ocupadas por mil policiais militares e 300 policiais civis e guardas municipais, após o cumprimento de 71 mandados de busca e apreensão, além das prisões de 37 criminosos.