O comércio de São João do Triunfo, no Sudeste do Paraná, teme os efeitos da chuva de granizo que destruiu boa parte da lavoura de fumo da região. Dos 1.500 produtores rurais, mais de 400 perderam a plantação, principal fonte de renda do município que possui pouco mais de 12 mil habitantes.
A chuva aconteceu a menos de 15 dias da colheita. Com o temporal cerca de 20 milhões de mudas foram destruídas. Uma família da região estima que presicará de uns 3 anos para conseguir recuperar o prejuízo.
O jeito agora é esperar o seguro das companhias de cigarro. Porém, os produtores afirmam que o valor da indenização é bem menor que o valor da colheita.
É bom lembrar que, em todo mundo as campanhas contra o hábito de fumar estão sendo intensificadas e também aumentam as recomendações para que os agricultores que plantam fumo mudem de cultura.
Os produtores que tem interesse nisso, podem procurar os escritórios locais da Emater, ou ainda, o Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura. A secretaria tem um estudo sobre as culturas mais indicadas para cada região do estado.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora