A queda de parte de uma seringueira, no fim da manhã de ontem, no bairro Rebouças, em Curitiba, causou transtornos no trânsito por cerca de seis horas. O incidente ocorreu no cruzamento das ruas Engenheiros Rebouças e Desembargador Westphalen. Os galhos danificaram três carros: uma EcoSport, que estava estacionada e teve perda total, e dois veículos que passavam pela região. O motorista de um dos carros atingidos, um Pálio, ficou preso e só foi retirado após a chegada do Corpo de Bombeiros. Apesar do susto, o condutor não sofreu ferimentos.
A Secretaria do Meio Ambiente informa que a queda não tem motivo aparente, já que a seringueira estava saudável. Como medida preventiva, porém, a árvore plantada na década de 60 foi totalmente removida. A orientação do órgão é para que as pessoas lesadas materialmente procurem o setor de avaliação de danos da Secretaria para serem levantados os prejuízos sofridos.
Decoração natural
Segundo relato de testemunhas, por volta do meio-dia, sem causa aparente, parte da árvore cedeu. Gláucio Gonzaga, 31 anos, proprietário de um bar na rua, viu tudo da sacada do prédio. "Ela rachou na lateral e caiu sobre o carro (o EcoSport)", lembra.
Gonzaga diz que a árvore tinha aspecto saudável e não sofreu danos com os últimos temporais. Para ele, a árvore era vista como um objeto de decoração natural. "Ela era a árvore mais bonita da região. Tanto que usávamos alguns holofotes do bar direcionados à ela para deixá-la mais visível à noite", lamenta.