As famílias das 228 vítimas do voo 447 da Air France (AF-447), desaparecido no Atlântico há um ano na rota Rio-Paris, não precisam mais esperar pelo fim das investigações na capital francesa para pedir indenização. O Tribunal de Grande Instância de Var, no sul da França, reconheceu na noite de segunda-feira a "existência de um crime" no desastre, que foi definido como "homicídio involuntário" (sem intenção de matar) pela Justiça.Segundo a sentença provisória, os problemas ocorridos com os sensores de velocidade da marca Thales AA em voos anteriores ao AF-447 são suficientes para configurar um crime. Erros de aferimento da velocidade em aviões Airbus equipados com as sondas já haviam sido verificados mais de uma dezena de vezes antes do acidente, entre eles pela companhia Air Caraïbes. Os técnicos da empresa haviam então alertado a Airbus, fabricante da aeronave, que o entupimento dos sensores pelo gelo poderia resultar em uma cadeia de falhas nos sistemas de navegação do avião.
"A coexistência de falhas anteriores e a falha constatada na noite do acidente, afetando as duas sondas Pitot, são suficientes para indicar a existência de um crime, caracterizando delito de homicídio involuntário", diz a sentença.
Ainda de acordo com o veredicto, não é preciso aguardar pelas investigações em curso no Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA) e no Ministério Público de Paris para reconhecer a implicação dos sensores de velocidade entre as causas do acidente. "Não é nem necessário, nem mesmo oportuno esperar o resultado das investigações penais em curso", diz o Tribunal de Var.
O juízo decidiu ainda que o Fundo de Garantia das Vítimas de Terrorismo e outras Infrações, mantido pelo governo da França, deve indenizar a família da aeromoça franco-argentina Clara Mar Amado em 20 mil euros, sendo 10 mil para o pai da vítima e outros 10 mil para um irmão.
Inédita
A decisão de não aguardar pelos resultados da perícia é inédita na Justiça francesa e abre um precedente para que outras famílias de vítimas peçam a indenização. O valor, contudo, ainda deve ser objeto de discussão, já que algumas famílias pedem centenas de milhares de euros em reparação. O acidente do voo AF-447 é avaliado por especialistas em seguros de acidentes como um dos mais caros da história da aviação, podendo chegar a 700 milhões de euros.
Mais do que atribuir um valor à família de uma das vítimas, a sentença põe em xeque o argumento das autoridades de aviação civil da França, que até aqui afirmavam que, sem a descoberta das caixas-pretas perdidas no Atlântico junto dos destroços do avião , jamais seria possível descobrir as causas do desastre.
Desde que a imprensa revelou as mensagens automáticas enviadas pelo Airbus A330 antes de sua queda, em 31 de maio de 2009, a hipótese de falha das sondas Pitot Thales AA é considerada por especialistas independentes da França como a mais provável para explicar o acidente.
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