Um homem de 62 anos morreu no fim da tarde deste sábado (24) em Maringá, no Norte do Paraná, depois que a aeronave que ele pilotava caiu e se chocou contra o solo, durante um show de acrobacias. O acidente foi por volta das 17h25 e ocorreu a cerca de 100 metros do aeroporto do município. Apenas o piloto estava no avião.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Maringá, o buraco formado pelo impacto da queda chegou a cinco metros de profundidade. Foi necessário o uso de uma retroescavadeira para retirar os destroços e o corpo, que só foi liberado do local três horas depois do acidente.
O avião, de modelo Extra 230, era pilotado por Luiz Carlos Basson Dell’Aglio, presidente do Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA). A entidade confirmou o óbito e emitiu uma nota de pesar por causa da tragédia. O corpo da vítima será velado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O enterro está marcado para esta segunda-feira (26), segundo a CBA.
A exibição fazia parte de uma das demonstrações da 19ª Feira Internacional de Aviação-EAB Air Show, que começou no último dia 21 de setembro. A assessoria de imprensa do evento disse que, por enquanto, não vai comentar o caso, mas informou que as causas da queda já estão sendo investigadas.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disse, também por meio de sua assessoria de imprensa, que uma equipe do órgão já foi deslocada para Maringá para dar início ao processo de investigação.
Conforme a EAB Air Show, Dell´Aglio era considerado um dos maiores nomes da aviação acrobática. Ele tinha mais de 19 mil horas de voo, sendo cerca de 1,6 mil somente em acrobacias aéreas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora