Paranavaí A queda de um avião monomotor, ontem ao meio-dia, numa propriedade rural de São Carlos do Ivaí, na Região Noroeste do Paraná, causou duas mortes. Antes do choque com o solo, o avião tentou fazer um pouso forçado numa área onde havia sido colhido milho há poucas semanas.
O piloto José Eduardo Silva, 46 anos, de Anápolis (GO), ficou preso nas ferragens e teve morte instantânea. Já o fotógrafo Márcio Oswaldir do Prado, 44 anos, residente em União da Vitória, chegou a ser socorrido após a colisão, mas morreu antes de chegar ao hospital de Paraíso do Norte, cidade vizinha. Os dois corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Paranavaí. Ainda não se sabe o que motivou a queda da aeronave.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Paranavaí atendeu a ocorrência e teve de isolar a área perto do avião porque o tanque estava cheio e temia-se uma explosão. O avião havia decolado do aeroporto da cidade de Santa Cruz do Monte Castelo. O fotógrafo trabalhava para a empresa Prado Aero Fotos, de União da Vitória, e fazia imagens aéreas de fazendas e cidades nas regiões Norte e Noroeste para depois vendê-las aos donos das propriedades ou aos prefeitos.
Moradores de São Carlos do Ivaí disseram que o aparelho voava muito baixo e em dado momento tentou aterrissar, colidindo primeiro numa plantação de cana-de-açúcar. Alguns trabalhadores rurais chegaram na hora do acidente e ainda tentaram prestar socorro às vítimas. Os bombeiros só chegaram ao local 40 minutos depois, já que a guarnição se deslocou de Paranavaí, numa distância de 38 quilômetros.
O sargento Carlos Souza Moreira, do Corpo de Bombeiros, disse que as vítimas sofreram fraturas em várias partes do corpo e o laudo médico também atestou hemorragia interna. Mais de 300 pessoas se aglomeraram no local do acidente e alguns chegaram a recolher pedaços da aeronave.
No fim da tarde, os bombeiros voltaram a Paranavaí e os destroços do avião foram vigiados pela Polícia Militar. Os policiais devem permanecer no local até a chegada dos peritos do Departamento de Aviação Civil (DAC), prevista para hoje.