• Carregando...

Atualizado em 03/05/2006, às 21h59

Caiu do céu o assunto do dia na tranqüila Paula Freitas, com seis mil habitantes, e outras cidades localizada no Sul do Paraná. Os moradores não falam de outra coisa além do tremor de terra causado pelas quedas de meteoritos registradas no estado.

Segundo o professor Germano Bruno Affonso, doutor em astronomia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o que está acontecendo é que a Terra está passando pela órbita do cometa Halley, que há 20 anos visitou o planeta pela última vez. "São as estrelas cadentes que estamos acostumados a ver à noite", explicou à reportagem da Gazeta do Povo. Porém, o professor reconhece que o ineditismo do fato se revela porque esta é a primeira vez que ele ouve falar de uma chuva de meteoros vista durante o dia e de tão perto.

Cada um tem um jeito de contar a história. Em algumas casas, tremeu tudo e, na hora, famílias inteiras correram para fora, assustadas. No município de União da Vitória, o tremor foi ainda mais intenso. Os moradores dizem que chegaram a ver um meteoro passar bem perto de um morro, num dos pontos mais altos da cidade.

Por enquanto ninguém sabe o lugar exato onde o meteoro caiu, mas já começaram a aparecer as primeiras suspeitas. Logo depois do tremor, foram vistos uma clareira e um foco de incêndio numa área de mata fechada entre União da Vitória e Cruz Machado.

Se foram mesmo meteoros, não foi a primeira vez que eles cruzaram o céu do Paraná. Um agricultor de Pato Branco, no Sudoeste, guarda fotos tiradas há 15 anos, quando viu cair na propriedade dele objetos que depois ficou sabendo que eram meteoritos.

Veja na matéria em vídeo do ParanáTV depoimentos de alguns moradores

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]