O programa Fora dos Autos desta segunda-feira (29) discute a eleição na Venezuela e o papel do Conselho Eleitoral Venezuelano no processo. Além disso, os comentaristas analisam as consequências da vitória do ditador Nicolás Maduro, que permanece no poder por mais seis anos, totalizando 17 anos no comando do país.
O programa também aborda o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em rede nacional, no qual o petista afirma ter encontrado um “país em ruínas”, com “famílias endividadas, empobrecidas e desprotegidas”. O PSDB processa o presidente por uso indevido do pronunciamento oficial em rede de televisão e rádio.
Eleição na Venezuela termina com incertezas
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável pela eleição na Venezuela e controlado pelo chavismo, anunciou o resultado do pleito presidencial nesta segunda-feira. Segundo o presidente do CNE, Elvis Amoroso, com 80% dos votos apurados, Maduro obtém 51,2% dos votos. O segundo colocado, Edmundo González, da Plataforma Unitária Democrática (PUD), principal bloco de oposição a Maduro, recebe 44,2%.
Amoroso afirma que o cenário é "irreversível" – ou seja, González não pode reverter o resultado. O presidente do conselho menciona que a apuração da eleição na Venezuela demora devido a ataques aos sistemas de votação. A vitória é questionada pelos opositores de Maduro, que alegam não ter conseguido acompanhar a apuração de votos em muitos locais de votação.
Sem citar a eleição na Venezuela, Lula ataca Bolsonaro em pronunciamento na TV
O pronunciamento em rede nacional do presidente Lula (PT) na noite deste domingo (28) ignorou a eleição na Venezuela e torna-se alvo de processo judicial, sendo considerado um “discurso eleitoreiro”, segundo o PSDB, autor da ação.
O partido afirma que vai à Justiça porque Lula usa o espaço para “espalhar dados eleitoreiros para subsidiar o discurso de seus candidatos a prefeito e vereador neste ano”. No pronunciamento de sete minutos, Lula critica o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Antes mesmo de começarmos a governar, temos que buscar recursos para cobrir o rombo bilionário deixado pelo governo anterior”, declara o petista.
Assista ao Fora dos Autos todas as segundas
O programa Fora dos Autos promove um debate ao vivo sobre o apagão de liberdades provocado pelo ativismo judicial no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, é apresentado pelo jornalista Lucas Saba. O programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Acesse a Gazeta do Povo e fique por dentro do que será analisado:
Conselho eleitoral dominado pelo chavismo anuncia vitória de Maduro
PSDB diz que pronunciamento de Lula foi discurso eleitoreiro a candidatos apoiados por ele
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora