É simples. Basta desembolsar uma soma considerável para ter o direito de colocar cerca de 20 gramas das cinzas do seu parente em uma cápsula que será lançada ao espaço no mês de outubro de 2007. Essa é mais nova alternativa para quem busca um final diferente para a sua vida, ao invés do tradicional enterro - com caixão, flores e sete palmos de terra por cima.
Com um acordo firmado com uma empresa norte-americana chamada Celestis que tem um convênio com a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos - o Crematório Vaticano está cadastrando interessados nessa nova opção. Nesta quinta-feira (2), a empresa promove uma exposição que irá explicar como funciona o sistema. "Vamos mostrar um vídeo explicativo para os interessados que explica passo a passo como tudo irá funcionar", conta Mylena Cooper, diretora de marketing da empresa.
Depois de morta, o corpo da pessoa é cremado e cerca de 20 gramas das cinzas são colocadas em uma cápsula especial, que segundo Mylena, estará exposta durante o Dia de Finados. "Daí várias cápsulas do mundo inteiro serão reunidas e poderão ser colocadas em até três foguetes diferentes, conforme o plano escolhido pelo cliente". Os planos oferecem um "passeio" pela órbita da terra, pela órbita da lua ou "rumo às estrelas". "Nessa opção o foguete será lançado direto rumo ao infinito do espaço".
As viagens são anuais e, segundo a empresa que também tem sede em Camboriú-SC a próxima deve acontecer em outubro de 2007. "A família poderá inclusive acompanhar todo o translado da cápsula do Brasil até os EUA, inclusive acompanhando Ao Vivo o lançamento do foguete". Mas a diretora de marketing do Crematório Vaticano afirma que os custos desta possível viagem serão arcados pela família. A diretora de marketing da empresa não confirmou os valores, mas estima-se que os planos para enviar cinzas ao espaço custam aproximadamente R$ 250 mil. Exposição
Durante toda a quinta-feira haverá uma exposição que, além do vídeo, mostrará a cápsula que será utilizada para mandar as cinzas para o Espaço. Também ficarão expostas peças, jóias e urnas que são utilizadas para armazenar as cinzas da pessoa amada.
"Temos colares e anéis onde você pode guardar as cinzas dos seus parentes. Além disso, temos urnas personalizadas, inclusive com escudo dos times de futebol, como o Atlético, o Coritiba e o Paraná", explica Mylena.
Os eventos do feriado começam às 10h com uma missa. Durante todo o dia funcionários estarão orientando e esclarecendo as dúvidas das pessoas interessadas na cremação. A empresa está localizada da Estrada do Caqui, número 928, ao lado do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba.
Mais informações pelo site www.funerariavaticano.com.br.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora